logoCerto_alta 3.jpg

    EM PERIODONTIA


PERIODICIDADE (SEMANAL): 6 meses / Terças-feiras de 13h30 às 17h30

 

INÍCIO: 03/2022

INVESTIMENTO:

1) R$200,00 (matrícula) + 6 parcelas de R$900,00

 

PROFESSORES: EQUIPE INOVAPERIO
* FÁBIO VIDAL – Doutor em Periodontia
* BRUNO RESCALA – Doutor em Periodontia
* WILSON ROSALEM - Doutor em Periodontia

 

JUSTIFICATIVA: A Periodontia é um dos pilares da Odontologia, sendo indispensável para a manutenção da saúde e sucesso dos tratamentos odontológicos. Nos últimos anos, houve uma série de avanços na especialidade, com o desenvolvimento de uma nova classificação das doenças periodontais e peri-implantares, o estabelecimento de diretrizes clínicas para o tratamento dos diferentes estágios da periodontite, bem como aperfeiçoamento de técnicas cirúrgicas e de biomateriais utilizados nos procedimentos de regeneração e cirurgia plástica periodontal. Devido à grande evolução que caracteriza a Periodontia contemporânea, muitos Cirurgiões-dentistas sentem a necessidade de atualizar-se periodicamente para conseguir se manter praticando uma Periodontia eficiente e baseada em evidências científicas que suportam a melhor prática clínica.

 

Portanto, desenvolvemos um programa atual e objetivo que pode ser empregado na realidade clínica dos colegas, refletindo em benefícios aos pacientes, e evolução profissional.  

 

O curso baseia-se nas mais consistentes evidências científicas e na experiência adquirida em mais de 15 anos de intensa prática clínica e docente, para capacitar o aluno a planejar e executar adequadamente planos de tratamento de variada complexidade, incluindo diferentes técnicas cirúrgicas periodontais. Além disso, o programa propõe-se a apresentar aos alunos o que há de atual em termos de instrumentos, materiais e biomateriais empregados na rotina clínica de um especialista em Periodontia. 

 

PROGRAMA DO CURSO

* Filosofias atuais na terapia periodontal.

* Nova classificação das doenças e condições periodontais e peri-implantares: O que mudou e como impacta nossa prática clínica.

* Terapia periodontal não-cirúrgica e cirúrgica: como tratar diferentes casos baseado nas diretrizes da Federação Europeia de Periodontologia.

* Terapêutica medicamentosa na Periodontia.

* Incisões, retalhos e suturas (utilização de magnificação, fios de sutura “premium” e conceitos de microcirurgia como um diferencial na cicatrização tecidual).

* Biomateriais e Substitutos ósseos (propriedades; seleção; indicação; documentação na literatura).

* Abordagens nas regenerações periodontais (defeitos infra-ósseos; lesões de furca) com e sem proteínas derivadas da matriz do esmalte.

* Preservação/aumento de rebordo pós-exodontia (indicações e técnicas; qual material empregar em cada caso).

* Cirurgia plástica periodontal: recobrimento de recessões unitárias e múltiplas; enxerto de tecido conjuntivo; aumento/criação de áreas de tecido ceratinizado; utilização de matrizes colágenas como substitutos dos enxertos autólogos de tecidos moles (Mucograft®️ / Fibrogide®️).

* Aumento de coroa clínica e correção do sorriso gengival.

* Novas tecnologias na Periodontia (impressão 3D; concentrados plaquetários L-PRF, A-PRF, i-PRF; tomografia computadorizada de feixe cônico; terapia fotodinâmica/laser).

 

 

 

 

Seguindo determinações do CFO, o acadêmico de odontologia não pode participar de cursos aonde exista atividades clínicas com pacientes.